Vida 4X4… O que significa?
Um veículo 4×4, por definição, é um veículo de 4 rodas, com tração nas 4 rodas. Parece óbvio, eu sei, mas garanto que há quem não saiba disso…
Mas por que, ou para que, alguém adquire um veículo 4×4? A resposta também pode parecer óbvia para muitos (a maioria, espero), mas não para todos: Quem compra um veículo 4×4 pretende com isso estar preparado para trafegar em todo tipo de terreno, com muitos obstáculos e dificuldades como, por exemplo, falta de calçamento (com consequente falta de aderência), buracos, barro, pedras, morros, rios (não basta, em muitos casos, ser 4×4), folhas e vegetação, areia, cascalho, etc.
Mas aí surgem alguns senões ou problemas. Basta que o veículo seja 4×4 para que qualquer terreno ou obstáculo seja vencido e superado? NÃO! Não basta!
Enfrentar terrenos ruins, com lama, areia, buracos, folhas, cascalho, etc., pode até ser mais fácil para um veículo 4×2, leve e com os pneus adequados, do que com um 4×4 pesado e/ou com pneus impróprios! De que adianta ter tração nas 4 rodas, se todas as 4 rodas irão patinar?
E mais: Tente atravessar um rio, alagadiço, enchente, onde a água passe no nível do escapamento e/ou da entrada de ar do motor, sem saber manter a aceleração (escapamento) ou sem ter uma saída de escape elevada, ou mesmo mantendo a aceleração correta, mas com a água entrando pelo filtro de ar (entrada de ar para o motor)… O carro vai morrer! E isso, se você tiver sorte, antes de entrar água na câmara de combustão e causar o famoso “calço hidráulico” e ferrar com seu motor. Não, não basta ser 4×4: Tem que ter pneus adequados ao terreno, tem que ter “a manha” de manter a aceleração/rotação correta ou ter escape elevado, tem que ter snorkel para evitar entrada de água pelo filtro, etc. Enfim, ser 4×4, sem os outros itens e sem o devido conhecimento de como trafegar nos mais diversos terrenos e caminhos, não resolve!
Ok! E o que isso significa quando eu falo de Vida 4X4?
Significa que quem pretende viver uma vida livre (falaremos de liberdade mais tarde), ter contato com a natureza em suas mais diversificadas formas de apresentação, entabular conversas com novos amigos, novas culturas… Quem pretende enfrentar todo tipo de diversidade e de adversidade na vida, precisa ser 4×4! Precisa estar preparado! Ter um corpo preparado para atravessar longas distâncias, dormir em qualquer lugar e condição, conhecer novas culturas, saber manter a mente aberta para novos paradigmas, saber a hora de seguir, de parar, de recuar. Saber quando, onde e com quem deve ou não deve criar laços e relacionamentos. Saber a que profundidade deve permitir ou limitar acesso em novos relacionamentos. Conhecer e saber usar suas habilidades e pontos fortes e, com certeza, ter o máximo de conhecimento possível de seus defeitos e pontos fracos. Saber receber novos participantes em sua vida mas, acima de tudo, saber a hora e a forma de dar Adeus! Ou até breve! Celebrar e enlutar, com maestria e desenvoltura!
Sem esquecer que, na minha concepção de Vida 4X4, é preciso saber navegar entre as mais diversas ideologias, fés, paixões, etc., sem criar inimizades a cada passo! Hoje, no amor, na cultura, na política, na religião, na filosofia, na psicologia, na convivência familiar, trabalho, vizinhança… Quem não sabe ser e deixar ser… Viver e deixar viver… Não consegue se manter de pé! Vive ferindo e sendo ferido!
Enfim. Vida 4X4 é uma vida que, traduzindo para uma expressão muito utilizada por meus amigos de há muito tempo: “Não tem tempo ruim!”